Notas sobre um itinerário bibliográfico: onde estão os homossexuais negros?

Autores

  • Joilson Santana Marques Júnior

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2011.2941

Resumo

 O presente artigo tem como objetivo apresentar resultados da investigação realizada, inicialmente, a partir de revisão bibliográfica acerca da questão racial e da homossexualidade. A experiência singular da homossexualidade negra, deslocada do lugar reservado à identidade negra ou identidade gay, produz contextos diferenciados de preconceitos e discriminação. Assim, a partir da seleção de uma bibliografia de referência na discussão da homossexualidade, procura-se mapear algumas questões: se há identificação de homossexuais negros; como eles aparecem nos textos e se, em algum mo-mento, tornam-se eixo central de análise. Como resultado preliminar, conclui-se que, em um primeiro momento, esses sujeitos são identificados racialmente,até porque são os negros e mestiços os alvos de estudos de base antropo-criminológica. Mas, com o incremento de pesquisas menos discriminatórias que revelam a legitimidade desse desejo, posteriormente, os sujeitos das investigações e estudos tornam-se brancos.

Biografia do Autor

Joilson Santana Marques Júnior

Assistente social do Centro de Referência e Promoção da Cidadania LGBT Metropolitano vinculado à Supe-rintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos (SUPERDIR) da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) do Rio de Janeiro e Mestre em Ciências na área da Saúde Coletiva (IFF/FIOCRUZ).

Downloads

Publicado

03-04-2012

Como Citar

Júnior, J. S. M. (2012). Notas sobre um itinerário bibliográfico: onde estão os homossexuais negros?. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, (28), 183–194. https://doi.org/10.12957/rep.2011.2941

Edição

Seção

Diversidade Sexual e de Gênero