Diversidade sexual e Política Nacional de Saúde Mental: contribuições pertinentes dos sujeitos insistentes

Autores

  • Marco José de Oliveira Duarte

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2011.2935

Resumo

  O presente artigo tem como objetivo problematizar algumas questões pertinentes para os estudos em diversidade sexual, tendo como ponto de pauta as relações entre o sofrimento mental, os direitos humanos de LGBT e a política pública de saúde mental para contemporizar e qualificar o público-alvo dos serviços de saúde mental. Toma como referência as representaçõessociais e culturais que instituíram esses sujeitos nos lugares próprios da patologia, do desvio, da segregação e da exclusão social e os atuais processos que se encontram na luta por direitos humanos e cidadania. Nesse contexto, apesar dos ditos avanços no campo dos direitos humanos, a experiência do sofrimento mental de LGBT é levada em consideração na perspectiva da pro-moção de equidade em saúde, a partir de suas vulnerabilidades específicas, mesmo sendo consenso no campo público e político da saúde, a necessidade de enfrentamento da homofobia e da transfobia.

Biografia do Autor

Marco José de Oliveira Duarte

Assistente social, mestre em Serviço Social pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ) e professor assistente da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FSS/UERJ).

Downloads

Publicado

03-04-2012

Como Citar

Duarte, M. J. de O. (2012). Diversidade sexual e Política Nacional de Saúde Mental: contribuições pertinentes dos sujeitos insistentes. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, (28), 83–102. https://doi.org/10.12957/rep.2011.2935

Edição

Seção

Diversidade Sexual e de Gênero