A Produção Acadêmica Sobre Diversidade Sexual

Autores

  • José Pedro Simões Netto

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2011.2934

Resumo

O presente artigo analisa como o tema da diversidade sexual tem sido desenvolvido na universidade brasileira. Os dados utilizados são oriundosda pesquisa “Homofobia e Violência”, realizada nos anos de 2007 e 2008. Seu pressuposto é de que, no campo da produção de conhecimento científico, a diversidade sexual vem se constituindo como um grande “guarda-chuva”,utilizado para trabalhar com os assuntos relacionados às comunidades delésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). A metodologia depesquisa empregada foi quantitativa e a construção dos dados foi oriunda de um levantamento no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 1987 a 2006. A tendência da produção científica demonstra que, na atualidade, a diversidade sexual é tema de estudo da academia, ainda que, para abordá-lo, seja utilizado umconjunto de categorias que nem sempre apresentam o mesmo sentido ou nível de abrangência.

Biografia do Autor

José Pedro Simões Netto

Assistente social, doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (IUPERJ/UCAM), atual Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ), e professor adjunto da Escola de Serviço Socialda Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ).

Downloads

Publicado

03-04-2012

Como Citar

Netto, J. P. S. (2012). A Produção Acadêmica Sobre Diversidade Sexual. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, (28), 65–82. https://doi.org/10.12957/rep.2011.2934

Edição

Seção

Diversidade Sexual e de Gênero