Diversidade humana, relações sociais de gênero e luta de classes: emancipação para além da cultura

Autores

  • Marlise Vinagre Silva

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2011.2933

Resumo

  Este artigo analisa de forma crítica o uso de abordagens culturalistas sobre diversidade de gênero e diversidade sexual, apontando seu limite, tendo em vista a defesa da construção de uma nova ordem social que supere o ca-pitalismo. Defende a articulação do debate sobre a diversidade como elemento constitutivo da singularidade/originalidade dos sujeitos reais e da uni-versalidade do gênero humano, a partir da defesa da perspectiva marxista de totalidade. Finalmente, propõe a unidade estratégica das lutas específicas em torno da diversidade de gênero e da diversidade sexual com as lutas de classe, na direção da emancipação humana.

Biografia do Autor

Marlise Vinagre Silva

Assistente social, doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Professora Associada da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ)

Downloads

Publicado

03-04-2012

Como Citar

Silva, M. V. (2012). Diversidade humana, relações sociais de gênero e luta de classes: emancipação para além da cultura. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, (28), 51–64. https://doi.org/10.12957/rep.2011.2933

Edição

Seção

Diversidade Sexual e de Gênero