Corpo & Gênero: Articulando Um Debate

Autores

  • Carla Cristina Lima de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2011.2931

Resumo

  O artigo examina as relações entre corpo e gênero, problematizando a tese de que o corpo constitui uma base fixa sobre a qual se fundamenta o gênero. A partir de um estudo bibliográfico, apresenta argumentos que evidenciam o corpo e o sexo envolvidos em intensas práticas discursivas sobre o “eu” e a ordem social; constituindo-se, portanto, também em instâncias dinâmicas e mutáveis. O trabalho investiga ainda algumas construções contempo-râneas em torno do corpo, destacando questionamentos provocados pelo crescimento das práticas de “reprodução assistida”. Pretende, assim, colaborar com o desenvolvimento de estudos do gênero no campo do serviço social, estimulando análises que considerem os contextos sociais, históricos e culturais que articulam as experiências marcadas por gênero, bem como a formulação de políticas públicas nesta área.

Biografia do Autor

Carla Cristina Lima de Almeida

Assistente social, Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP) e professora adjunta da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FSS/UERJ)

Downloads

Publicado

03-04-2012

Como Citar

de Almeida, C. C. L. (2012). Corpo & Gênero: Articulando Um Debate. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, (28), 17–28. https://doi.org/10.12957/rep.2011.2931

Edição

Seção

Diversidade Sexual e de Gênero