Desafios da classe trabalhadora: Serviço Social na luta por condições de trabalho

Autores

  • Kleylenda Linhares da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
  • Sâmya Rodrigues Ramos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2015.21058

Resumo

A contribuição da ação política do conjunto CFESS/Cress para a construção do projeto profissional pode ser analisada a partir de diversas frentes. Neste artigo, abordamos lutas por melhores condições de trabalho e como estas vêm repercutindo no cotidiano da classe trabalhadora, destacando, no âmbito do Serviço Social, a implementação da Resolução CFESS no 493/2006 e a importância da efetivação da Lei no 12.317/2010, que garante jornada de trabalho de 30h semanais para assistentes sociais. Os dados aqui sistematizados foram elaborados a partir de pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. Assim, na análise dos dados, fica claro que as profissionais conhecem a resolução; algumas mencionam a obtenção de conquistas a partir da mesma, como a consecução de sala para o Serviço Social. No tocante às 30h, as assistentes sociais destacam, entre outras coisas, que elas são bastante significativas para a qualidade de vida, proporcionando tempo livre.

Palavras-chave: condições de trabalho; serviço social; organização política; conjunto CFESS/Cress.

DOI: 10.12957/rep.2015.21058

Biografia do Autor

Kleylenda Linhares da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN). Professora Substituta do Curso de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN). Membro do Grupo de Estudos em Serviço Social, Trabalho, Direitos e Lutas Sociais(GESTULS)

Sâmya Rodrigues Ramos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta do Curso de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Membro do Grupo de Estudos em Serviço Social, Trabalho, Direitos e Lutas Sociais (GESTULS).

Downloads

Publicado

23-02-2016

Como Citar

Silva, K. L. da, & Ramos, S. R. (2016). Desafios da classe trabalhadora: Serviço Social na luta por condições de trabalho. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 13(36). https://doi.org/10.12957/rep.2015.21058

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier