Precarização e feminização do trabalho em Paraupebas, no estado do Pará

Autores

  • Carla Rafaela Lemos Sales Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Adriana de Azevedo Mathis Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2015.21053

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre o processo de precarização social do trabalho, com destaque ao debate sobre o conceito de precariado e a inserção das mulheres no mercado de trabalho, a partir do aumento do desemprego em nível mundial e a intensificação de cursos de qualificação profissional. As análises teóricas são confrontadas com a realidade do município de Parauapebas (PA) através de um viés crítico-dialético, na análise dos discursos de trabalhadores desempregados que realizaram cursos de qualificação profissional pelo Pronatec e representantes do poder público municipal. Conclui-se que as tendências internacionais e locais da precarização são funcionais às estratégias de expansão do capital.

Palavras-chave: precarização social do trabalho; precariado; feminização do trabalho; Parauapebas.

DOI: 10.12957/rep.2015.21053

Biografia do Autor

Carla Rafaela Lemos Sales, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Adriana de Azevedo Mathis, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Serviço Social (UFRJ). Bolsista da CAPES para realização de estágio pós-doutoral na Universidade Livre de Berlin/Alemanha (2014/2015). Professora e pesquisadora da Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Downloads

Publicado

23-02-2016

Como Citar

Sales, C. R. L., & Mathis, A. de A. (2016). Precarização e feminização do trabalho em Paraupebas, no estado do Pará. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 13(36). https://doi.org/10.12957/rep.2015.21053

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier