Sexualidades

a emergência de uma categoria na área do direito

Autores

Palavras-chave:

CAPES, Categoria, Direito, Sexualidades

Resumo

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2022/65593

Com base em dados extraídos do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES entre 2015 e 2020, na área do Direito, o presente artigo discute a emergência da categoria sexualidades tendo como referência as investigações produzidas neste período. Para tal, este estudo de abordagem qualitativa analisa a construção discursiva das sexualidades, procurando compreender limites e potencialidades, marcos teórico-metodológicos e suas implicações para o campo do conhecimento jurídico interdisciplinar. Trata-se de recorte de uma pesquisa mais ampla em que se problematizam as inter-relações entre as temáticas de gênero, sexualidades, direito e teoria de justiça.

Palavras-chave: CAPES; Categoria; Direito; Sexualidades.

Abstract

Considering the CAPES catalogue with master’s dissertations and doctoral thesis between 2015 and 2020, law studies area, this article discuss the necessity to create a category named sexualities based on law searching in Brazil. We developed a qualitative study that analyses the discourse construction about sexualities, looking for a comprehension about limits and potentials, theory and methodology and its implications to interdisciplinary legal knowledge. It’s important to say that this article is a clipping from bigger research that investigates the relation between gender, sexualities, rights and justice’s theory.

Keywords: CAPES; Category; Rights; Sexualities.

Biografia do Autor

Renato Duro Dias, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande do Sul

Vice-Reitor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professor da Faculdade de Direito, do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado em Direito e Justiça Social (FURG), da Especialização em Educação em Direitos Humanos e da Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE). É Doutor em Educação (UFPel) com período na Universidade de Lisboa, Portugal, realizado como Bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES). Membro do Banco de Avaliadores do INEP/MEC. Professor Visitante no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Codiretor da Revista Pedagogía Universitária y Didáctica del Derecho, Facultad de Derecho, Universidad de Chile. Associado e Diretor Regional Sul da ABEDi (Associação Brasileira de Ensino de Direito). Associado ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI), a Rede de Estudos Empíricos em Direito (REED) e ao Instituto Brasileiro de Criminologia Cultural. É Vice-líder do Laboratório Imagens da Justiça - Grupo de Pesquisa do CNPq. Na FURG atuou como Pró-Reitor de Graduação (2017-2020), Coordenador do Curso de Graduação em Direito (2008-2010/2014-2016) e como Coordenador do Centro de Referência em Direitos Humanos - CRDH (2014-2017). Possui publicações de livros, como autor e organizador, capítulos de livros e artigos científicos em revistas nacionais e internacionais indexadas. Orientou e coorientou mais de cem (100) pesquisas, sendo uma (01) Supervisão de Pós-doutorado, uma (01) Coorientação de Doutorado. onze (11) Dissertações de Mestrado e onze (11) Monografias de Especialização. Atualmente é orientador principal de duas (02) Dissertações de Mestrado. Tem interesse nas áreas de educação superior, educação jurídica, pedagogia jurídica, imagens da justiça, educação em direitos humanos, gênero e sexualidades.

Amanda Netto Brum, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande do Sul

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (2009), especialização em Direito e Processo do Trabalho, mestrado em Direito e Justiça Social - FURG/RS (2016) e doutorado em Direito Público pela Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS (2020).

Downloads

Publicado

2022-10-27

Como Citar

Dias, R. D., & Brum, A. N. (2022). Sexualidades: a emergência de uma categoria na área do direito. Revista Direito E Práxis, 15(1), 1–24. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/65593

Edição

Seção

Artigos inéditos