Federalismo fiscal e efetividade da dignidade humana

Análise aplicada ao financiamento da saúde nos municípios da costa do descobrimento do estado da Bahia

Autores

Palavras-chave:

dignidade da pessoa humana, financiamento público, federalismo fiscal, município, Atenção Básica na Saúde

Resumo

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2022/65290 

O presente trabalho tem como objetivo analisar as fragilidades do financiamento público brasileiro decorrentes do modelo de distribuição de competências administrativas e financeiras estabelecidas na Constituição Federal de 1988 (CF/88), e seu impacto sobre a efetividade de direitos fundamentais vinculados à promoção da dignidade humana. De forma mais precisa, trata-se de verificar se a atual política de regionalização de ações de saúde, no âmbito do atendimento básico e considerando a realidade orçamentária dos municípios, impacta no atendimento das demandas de saúde pública locais. A análise será aplicada à realidade dos municípios que constituem o território de identidade da Costa do Descobrimento, no Estado da Bahia, com base em dados públicos referentes aos orçamentos municipais e aos indicadores de saúde de cada municipalidade. Serão abordados os conceitos de federalismo de cooperação; financiamento público municipal; território de identidade; dignidade da pessoa humana; e ações de saúde. O trabalho baseou-se nas obras de Milton Santos (1987) e Jairnilson Paim (2015), bem como em dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Economia Aplicada (IPEA), departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Estado da Bahia (SEI).

Palavras chaves: Dignidade da pessoa humana; Financiamento público; Federalismo fiscal; Município; Atenção Básica na Saúde.

Biografia do Autor

André Alves Portella, UFBA, UCSAL, UNIFACS

Pós-doutor pela Université Nanterre – Paris X, Doutor em Direito Financeiro e Tributário pela Universidade Complutense de Madrid (Menção Honrosa "Doctors Europeus"). Professor da Faculdade de Direito da UFBA, UCSal e UNIFACS. Pesquisador do CNPq. Coordenador do NEF – Núcleo de Estudos em Tributação e Finanças Públicas. E-mail: aaportella@hotmail.com.

Hebert Souza Santos, UFBA

Bacharel em Direito e BI em Humanidades pela UFBA, PIBIC/CNPq, membro do NEF – Núcleo de Estudos em Tributação e Finanças Públicas. E-mail: hebertt.santos@outlook.com.br.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Portella, A. A., & Santos, H. S. (2022). Federalismo fiscal e efetividade da dignidade humana: Análise aplicada ao financiamento da saúde nos municípios da costa do descobrimento do estado da Bahia . Revista Direito E Práxis, 14(4), 2203–2239. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/65290

Edição

Seção

Artigos inéditos