Cidades conquistadas

a dogmática ascendente da desapropriação indireta em ocupações urbanas

Autores

Palavras-chave:

Direito Civil, ocupações urbanas, desapropriação indireta, codificação, dogmática jurídica

Resumo

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2022/64998

Partindo das preocupações disciplinares sobre a obsolescência e a perda de autonomia normativa do Direito Civil, este artigo tem como objetivo estabelecer, a partir de um caso concreto sobre a desapropriação indireta de um terreno urbano ocupado, o conceito de “dogmática ascendente” como alternativa aos procedimentos teóricos que buscam apenas na constitucionalização ou na publicização do Direito Privado os mecanismos de sua atualização. Demonstra-se então a potência que estaria implicada numa retomada, para o Direito Civil, de uma de suas tarefas mais tradicionais: a codificação e a recodificação das relações cotidianas.

Palavras-chave: Direito Civil; Ocupações Urbanas; Desapropriação Indireta; Codificação; Dogmática jurídica.

Biografia do Autor

João Gilberto Belvel Fernandes Júnior, Universidade de São Paulo

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) e Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP).

Publicado

2022-11-03

Como Citar

Fernandes Júnior, J. G. B. (2022). Cidades conquistadas: a dogmática ascendente da desapropriação indireta em ocupações urbanas. Revista Direito E Práxis, 14(4), 2463–2493. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/64998

Edição

Seção

Artigos inéditos