Desejo, Cinema e Direito: por uma crítica do sujeito de direito, na pisada de Cláudio Assis / Desire, Cinema, and Law: towards a critique of the legal subject, following Cláudio Assis’ footprints

Autores

Palavras-chave:

Cinema, Sujeito de Direito, Cláudio Assis, Gilles Deleuze / Cinema, Legal Subjectivity, Claudio Assis, Gilles Deleuze.

Resumo

DOI:10.1590/2179-8966/2021/62934

 

Resumo

O Cinema de Cláudio Assis, com especial atenção a três de seus longas metragens (Amarelo Manga, Baixio das Bestas e Febre do Rato), é considerado neste ensaio como ponto de partida para a crítica do sujeito de direito. O ensaio é dividido em três partes. Após breve definição daquilo que se entende por subjetividade jurídica, três arcos narrativos são analisados, um para cada filme considerado. Os arcos selecionados permitirão, ao final, a crítica da noção de sujeito de direito, bem como apontar direções para pesquisas futuras.

Palavras-chave: Cinema; Sujeito de Direito; Cláudio Assis; Gilles Deleuze.

 

Abstract

With special attention to three of his feature films (Mango Yellow, Bog of Beasts, and Rat Fever), Cláudio Assis’ movies serve as a departing point towards a critique of the legal subject. The essay is divided in three parts. After a short definition of the legal subjectivity, three story arcs are analysed, one for each feature film considered. These selected story arcs should allow, in the end, the development of a critical approach to the notion of the legal subject, as well as to point out to future academic developments.

Keywords: Cinema; Legal Subjectivity; Claudio Assis; Gilles Deleuze.

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Publicado

2021-12-08

Como Citar

Rolo, R. F., & Romaguera, D. C. L. (2021). Desejo, Cinema e Direito: por uma crítica do sujeito de direito, na pisada de Cláudio Assis / Desire, Cinema, and Law: towards a critique of the legal subject, following Cláudio Assis’ footprints. Revista Direito E Práxis, 12(4), 2926–2953. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/62934