Cinema e direitos humanos (das mulheres): sentir e pensar potencializados / Cinema and human rights (of women): feeling and thinking empowered

Autores

  • Gabriela Perissinotto de Almeida UFSCar.
  • Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer USP.
  • Carmem Lúcia Rodrigues Unifal.

Palavras-chave:

Projeto de extensão, Cinema, Direitos humanos (das mulheres) / Extension project, Human rights (of women).

Resumo

DOI:10.1590/2179-8966/2021/62915

 

Resumo

Neste artigo, relatamos a experiência do projeto de extensão Ciclo de Estudos e Cine-debates entre o DiHCA (UNIFAL) e o NADIR (USP), com destaque para o terceiro de quatro encontros cujo tema foi a violência de gênero. Tanto no projeto quanto neste texto, convergem os objetivos de apresentar o cinema como recurso pedagógico na difusão dos direitos humanos e de fomentar o uso do documentário brasileiro Silêncio das Inocentes para discussões sobre violência contra mulheres. O projeto mostrou-se potente tanto pela sensibilização teórico-política promovida pelos encontros quanto pelo envolvimento das(os) estudantes, tornando-se um fator protetivo em tempos de pandemia, o que esperamos que se amplie para outros públicos que leiam este texto.

Palavras-chave: Projeto de extensão; Cinema; Direitos humanos (das mulheres).

 

Abstract

In this article, we report the experience of an extension project called “Ciclo de Estudos e Cine-debates entre o DiHCA (UNIFAL) e o NADIR (USP)”, with emphasis on the third of four meetings whose theme was gender violence. Both in the project and in this text, the objectives of presenting cinema as a pedagogical resource in the dissemination of human rights and promoting the use of the Brazilian documentary “Silêncio das Inocentes” for discussions on violence against women converge. The project proved to be powerful both by the theoretical-political response promoted by the meetings and by the involvement of students, becoming a protective factor in pandemic times which we hope will be extended to other audiences who read this text.

Keywords: Extension project; Cinema; Human rights (of women).

Biografia do Autor

Gabriela Perissinotto de Almeida, UFSCar.

Doutoranda no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com bolsa do CNPq. Mestra e graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP-USP). Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Direito, Psicologia e Interdisciplinaridades (DIPSIN). Pesquisadora do Núcleo de Antropologia do Direito (NADIR) e do Núcleo de Estudos Trabalho, Sociedade e Comunidade (NUESTRA).

Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer, USP.

Docente do Departamento de Antropologia (DA) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) onde lidera o Núcleo de Antropologia do Direito (NADIR). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2. Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (CEPH-FFLCH-USP), gestão 2019-2022. Na USP, tornou-se doutora e mestre em Antropologia Social e se graduou em Ciências Sociais e em Direito.

Carmem Lúcia Rodrigues, Unifal.

Professora associada do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Desenvolvimento, Agricultura e Extensão Rural pela Universidade de Flensburg, na Alemanha, e graduada em Agronomia pela USP. Coordenadora do projeto de extensão Coletivo Direitos Humanos, Cinema e Afetos (DiHCA) na UNIFAL-MG. Pesquisadora do Núcleo de Antropologia do Direito (NADIR).

Publicado

2021-12-08

Como Citar

de Almeida, G. P., Schritzmeyer, A. L. P., & Rodrigues, C. L. (2021). Cinema e direitos humanos (das mulheres): sentir e pensar potencializados / Cinema and human rights (of women): feeling and thinking empowered. Revista Direito E Práxis, 12(4), 2876–2898. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/62915