Uma questão de incompletude / A matter of incompleteness

Autores

  • Mirian dos Santos
  • Ana Carolina Faria Silvestre

DOI:

https://doi.org/10.12957/dep.2012.3053

Palavras-chave:

Incompletude. Linguagem. Sistema jurídico / Incompleteness. Language. Legal System

Resumo

DOI 10.12957/dep.2012.3053

Resumo

Este artigo procura relacionar a incompletude da linguagem com a incompletude do sistema jurídico. Ambos lidam com a mobilidade. Para sustentar a nossa pesquisa, centramo-nos em teóricos da linguagem, tais como Santaella e Orlandi e teóricos do Direito como Castanheira Neves, Barak, Hart.

Palavras-chaves: Incompletude. Linguagem. Sistema jurídico

Abstract

This article aims at relate the incompleteness of the language with the incompleteness of the legal system. And this incompleteness is due to the fact that both deal with mobility. To support our research, we focus on language theorists, such as Santaella and Orlandi and theorists of law as Castanheira Neves, Barak, Hart.

Key words: Incompleteness. Language. Legal System

Biografia do Autor

Mirian dos Santos

Mirian dos Santos: Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, professora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)/Pouso Alegre,/MG e professora de Linguagem Jurídica da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM)/Pouso Alegre/MG.

 

Ana Carolina Faria Silvestre

Ana Carolina de Faria Silvestre: Doutoranda e mestre em Filosofia Jurídica na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Professora de Filosofia Geral, Filosofia Jurídica e Tópicos Humanísticos em cursos de Direito, Administração e Sistemas de Informação. Professora pesquisadora da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Co-autora das obras “Vidas à venda” e “Cidades Impossíveis”.

Publicado

2012-08-07

Como Citar

dos Santos, M., & Silvestre, A. C. F. (2012). Uma questão de incompletude / A matter of incompleteness. Revista Direito E Práxis, 3(1), 164–183. https://doi.org/10.12957/dep.2012.3053

Edição

Seção

Artigos inéditos