A verdade na pesquisa acadêmica em direito / Truth in academic research in law

Autores

  • Leilane Serratine Grubba Programa de Pós-Graduação stricto sensu da Faculdade Meridional (IMED)

DOI:

https://doi.org/10.12957/dep.2016.19097

Palavras-chave:

Direito, epistemologia, verdade. / Law, epistemology, truth.

Resumo

DOI: 10.12957/dep.2016.19097

Resumo

O artigo tem por objeto a pesquisa acadêmica em direito e problematiza se essa pesquisa pode buscar a produção de um conhecimento verdadeiro. A partir do método dedutivo e da argumentação filosófica, a hipótese apresentada ao problema de pesquisa é no sentido da impossibilidade de se buscar a verdade como forma de comprovação do conhecimento jurídico construído, ou seja, a verdade não pode ser objetivo de pesquisas e produção de conhecimento científico no campo da lei. A pesquisa não irá problematizar todas as concepções de verdade, presentes nas teorias realistas e antirrealistas.

Palavras-chave: direito; epistemologia; verdade.

Abstract

The article focuses on academic research in law and discusses whether this research could seek to produce a true knowledge. From the deductive method and philosophical argumentation, the hypothesis presented to the research problem is towards the impossibility of truth as a means of evidence of legal knowledge built, that is, the truth can not be objective of the research and production of scientific knowledge in the field of law. The research will not discuss all conceptions of truth, present in realistic and antirealistic theories.

Keywords: law; epistemology; truth.

Biografia do Autor

Leilane Serratine Grubba, Programa de Pós-Graduação stricto sensu da Faculdade Meridional (IMED)

Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Faculdade Meridional. Professora dos Cursos de Direito da Faculdade Meridional e Faculdade CESUSC. Pesquisadora da Fundação Meridional. Coordenadora do grupo de pesquisa MAR – Migração, Asilo e Refúgio. Coordenadora do grupo de pesquisa Fundamentos e Dimensões dos Direitos Humanos.

 

Downloads

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Grubba, L. S. (2016). A verdade na pesquisa acadêmica em direito / Truth in academic research in law. Revista Direito E Práxis, 7(3), 150–174. https://doi.org/10.12957/dep.2016.19097

Edição

Seção

Artigos inéditos