Os regimes de verdade nas sentenças criminais / The truth’s regimes in the criminal sentences

Autores

  • Samene Batista Pereira Santana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Edvania Gomes da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/dep.2015.13779

Palavras-chave:

Sentenças, Júri, Regimes de Verdade / sentences, jury court, regimes of truth.

Resumo

DOI: 10.12957/dep.2015.13779

Resumo

Este artigo investiga as sentenças oriundas do rito do Tribunal do Júri (acórdãos), discutindo a relação entre as referidas sentenças e o fato criminoso. Para tanto, a partir dos postulados de Michel Foucault, o artigo mostra a exposição das sentenças enquanto decisões jurídicas feitas por um corpo de jurados e um juiz togado, seus prolongamentos nas redes de saber e de poder, e o pertencimento dessas sentenças, como condição de seu funcionamento, a regimes de verdade presentes em nossa sociedade, especialmente as instituições jurídicas e religiosas.

Palavras-chave: sentenças, júri, regimes de verdade

Abstract:

This essay investigates Jury Court’s (judgments) sentences, debating the relationship between that sentences and the criminal event. Therefore, from Michel Foucault’s postulates, the essay revels the exposure of sentences as  legal decisions made by a jury and judge, it’s extensions in the networks of knowledge and power, and the inclusion of these sentences, as a condition of its operation, to regimes of truth.

Key-words: sentences, jury court, regimes of truth.

 

Biografia do Autor

Samene Batista Pereira Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Memória, linguagem e sociedade na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, graduada em Direito na mesma instituição. Membro do grupo de pesquisa de Análise de discurso, estuda direito e religião

Edvania Gomes da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Doutora e Mestre em Linguística pela mesma instituição. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Pernambuco. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); docente do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (CAPES / UESB) e docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (CAPES / UESB)

Downloads

Publicado

2015-06-03

Como Citar

Santana, S. B. P., & da Silva, E. G. (2015). Os regimes de verdade nas sentenças criminais / The truth’s regimes in the criminal sentences. Revista Direito E Práxis, 6(2), 194–225. https://doi.org/10.12957/dep.2015.13779

Edição

Seção

Artigos inéditos