Reação ao desempenho do tutor em um curso a distância: validação de uma escala

Autores

  • Thaís Zerbini Universidade de São Paulo - USP
  • Gardênia Abbad Universidade de Brasília – UnB

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2009.9114

Palavras-chave:

Treinamento a distância, Avaliação de treinamento, Reação ao curso, Desempenho do tutor

Resumo

Pesquisas em avaliação de treinamentos a distância ainda são incipientes. O artigo pretende contribuir com a área ao validar estatisticamente o instrumento de Reação ao Desempenho do Tutor. O curso-alvo foi oferecido pelo SEBRAE para alunos do Brasil inteiro. A coleta de dados foi realizada ao final do curso por meio de questionário digitalizado. Os itens do instrumento estão associados uma escala do tipo Likert, de 11 pontos (0 - Nunca e 10 – Sempre), que mede a freqüência com que o tutor utiliza os comportamentos descritos ao longo do curso. Foram realizadas análises de Componentes Principais (PC) e Fatoriais (PAF) e de consistência interna (Alpha de Cronbach). A escala apresentou estrutura unifatorial: Desempenho do Tutor, com 27 itens, α=0,98, e cargas fatoriais variando de 0,69 e 0,88. Os resultados indicam que a escala é estatisticamente válida e confiável.

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Publicado

01-08-2009

Como Citar

Zerbini, T., & Abbad, G. (2009). Reação ao desempenho do tutor em um curso a distância: validação de uma escala. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 9(2), 447–463. https://doi.org/10.12957/epp.2009.9114