Filhos de mulheres presas: o papel materno na socialização dos indivíduos

Autores

  • Claudia Stella Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2009.9103

Palavras-chave:

Revista Estudos e Pesquisas, Psicologia, UERJ, REVIPSI

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o processo de socialização dos filhos de mulheres presas e a partir daí entender a influência do aprisionamento materno e do impacto social produzido por ele neste percurso de desenvolvimento.
Além de pesquisa bibliográfica, este trabalho está ancorado na coleta de histórias de vida de filhos de mulheres presas.
A amostra foi constituída por quatro rapazes e duas moças, com média de idade de 21 anos, que moravam com a própria mãe ou com a família dela quando da prisão materna.
Considera-se que no processo de socialização dos filhos de mulheres presas estão presentes, especialmente: a internalização de uma figura materna elaborada entre a figura mítica de mãe e a delinquência materna; a culpa que os sujeitos sentem pela delinquência materna; e a culpabilização da mãe sobre o abandono sofrido na infância.

Downloads

Publicado

01-08-2009

Como Citar

Stella, C. (2009). Filhos de mulheres presas: o papel materno na socialização dos indivíduos. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 9(2), 292–306. https://doi.org/10.12957/epp.2009.9103