Abrigo e abrigados: construções e desconstruções de um estigma

Autores

  • Lygia Santa Maria Ayres Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Ana Paula Cardoso Coutinho Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Daniele Amaral de Sá Universidade Federal do Espírito Santo
  • Thainá Albernaz Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2010.8966

Palavras-chave:

Estigma, Abrigos, Abrigados, Convivência familiar, Produção de subjetividade

Resumo

Partindo de uma pesquisa bibliográfica acerca das produções acadêmicas referentes às temáticas abrigamento, convivência e destituição do poder familiar, entre os anos de 2000 a 2008, constatamos que alguns artigos atribuíam às crianças e aos adolescentes abrigados uma identidade particular, segundo certas concepções psicológicas que os aprisionam em determinadas formas de ser. Esse artigo coloca em análise a construção de estigmas institucionais, dentre eles, déficits nas crianças e jovens abrigados: problemas de atenção, dificuldade de aprendizagem, prejuízos em relação a mecanismos de defesa, excesso de agressividade, embaraços nas relações afetivas, dificuldade de expressão, carência de afetos. A análise do discurso foi a opção escolhida por nos possibilitar compreender todo um leque de relações que atravessam as falas dos especialistas e que participam da produção, reprodução, manutenção ou transformação das práticas sociais e das relações de saber-poder com as suas implicações ético-políticas.

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Publicado

01-08-2010

Como Citar

Ayres, L. S. M., Coutinho, A. P. C., Sá, D. A. de, & Albernaz, T. (2010). Abrigo e abrigados: construções e desconstruções de um estigma. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 10(2), 420–433. https://doi.org/10.12957/epp.2010.8966