Avaliação dos níveis de compreensão de textos em estudantes universitários

Autores

  • Adriana Benevides Soares UERJ
  • Thamires de Abreu Emmerick UERJ
  • Aline Lacerda Vicente UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2010.8918

Palavras-chave:

Compreensão de Textos, Estudantes universitários, Classe social, Curso universitário

Resumo

Este estudo objetivou identificar e comparar as diferenças nos níveis de compreensão de textos por universitários. Participaram da pesquisa 312 estudantes de cursos de diferentes áreas do conhecimento, de universidades públicas e privadas. Foram aplicados dois questionários, sendo um de dados sócio-demográficos e outro com questões abertas referentes a um texto. O questionário foi validado e apresentou Alpha de Crombach de 0, 696. Os principais resultados foram que o maior número de acertos ocorreu nas perguntas referentes ao tema do texto (62,18%), seguida de perguntas sobre Detalhes (56,97%), seguidas ainda de perguntas sobre as justificativas do texto (46,58%) e sobre as inferências (40,06%). Constatou-se que é no nível de “Macroestrutura” que encontra-se o melhor desempenho dos alunos e que estes são mais eficientes quando pertencem a classes sociais mais altas (U= 5.622; p= 0.060) e freqüentam cursos que exigem maior pontuação para o seu ingresso (U= 13.292; p=0.004).

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Publicado

01-12-2010

Como Citar

Soares, A. B., Emmerick, T. de A., & Vicente, A. L. (2010). Avaliação dos níveis de compreensão de textos em estudantes universitários. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 10(3), 818–832. https://doi.org/10.12957/epp.2010.8918