Amizade na adolescência e a entrada na universidade

Autores

  • Suellen Ibrahim Peron Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Luisa Schivek Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Luciana Karine de Souza Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2010.8907

Palavras-chave:

Amizade, Adolescente, Universidade, Desenvolvimento

Resumo

O presente estudo investigou o relacionamento de amizade em jovens que recém-ingressaram na universidade. Os aspectos estudados da amizade foram: freqüência de amizades, presença de melhor amizade, origem, duração, influências de outros contextos de interação (família, romance, escola), freqüência de contato e presença de melhores amizades extras. Integraram a amostra 24 estudantes com idade entre 16 e 17 anos, regularmente matriculados em cursos de graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, envolvendo diversas áreas do conhecimento. O estudo procura contribuir para uma melhor compreensão desta fase peculiar da vida de alguns adolescentes – o ingresso na universidade. Além disso, abre possibilidades para futuras investigações que promovam um melhor entendimento sobre este tema de pesquisa e de intervenção.

Downloads

Publicado

01-12-2010

Como Citar

Peron, S. I., Guimarães, L. S., & Souza, L. K. de. (2010). Amizade na adolescência e a entrada na universidade. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 10(3), 664–681. https://doi.org/10.12957/epp.2010.8907