Afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita: uma análise a partir da realidade escolar

Autores

  • Elvira Cristina Martins Tassoni Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2013.8423

Palavras-chave:

Afetividade, Aprendizagem, Leitura e escrita, Sentimentos

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa que objetivou identificar os sentimentos dos alunos, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao se confrontarem com as atividades de leitura e escrita em sala de aula. Trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, realizada em uma escola pública estadual em Campinas (SP). A coleta de dados envolveu observações das atividades propostas em cada classe do 1º ao 5º ano e entrevistas semi-estruturadas com parte dos alunos de cada turma. As entrevistas identificaram a forma como as atividades afetavam a relação dos alunos com a leitura e a escrita, por meio das interpretações que faziam das atividades propostas. Os resultados apontaram para os diversos sentimentos produzidos tanto durante as atividades de ensino, como nas relações com a professora e a família, dando visibilidade às experiências que podem criar maior afinidade e aproximação entre os alunos e as práticas de leitura e escrita na escola.

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Publicado

04-12-2013

Como Citar

Tassoni, E. C. M. (2013). Afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita: uma análise a partir da realidade escolar. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 13(2), 524–544. https://doi.org/10.12957/epp.2013.8423

Edição

Seção

Dossiê Metalinguagem