A pós-graduação e o estudo das relações entre habilidades metalinguísticas e linguagem escrita

Autores

  • Ellen Michelle Barbosa de Moura Secretaria de Educação do Distrito Federal – (SEDF)
  • Fraulein Vidigal de Paula Universidade de São Paulo – USP

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2013.8421

Palavras-chave:

Escrita, Alfabetização, Metalinguagem, Revisão

Resumo

A pós-graduação no país tem um papel fundamental na formação de pesquisadores e na geração de pesquisas e conhecimentos novos a respeito da temática metalinguística e alfabetização. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo foi mapear a produção acadêmica brasileira sobre desenvolvimento metalinguístico e linguagem escrita, no período de 2005 a 2010, em dissertações e teses. Para este levantamento, foi consultado o banco de teses da CAPES. Os resultados foram organizados conforme o nível da pós-graduação, área de concentração, estado, universidade, termos-chave, características e número de sujeitos investigados, delineamento da pesquisa e ano de defesa. Constatou-se que a produção anual dobrou neste período, somando 187 estudos produzidos nestes cinco anos. Porém, o aumento quantitativo não foi acompanhado, em igual medida, pela diversificação no tipo de delineamento, faixa etária dos sujeitos e das habilidades metalinguísticas investigadas. Os resultados são discutidos em termos de avanços, limitações e tendências para novos estudos.

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Publicado

04-12-2013

Como Citar

Moura, E. M. B. de, & Paula, F. V. de. (2013). A pós-graduação e o estudo das relações entre habilidades metalinguísticas e linguagem escrita. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 13(2), 480–499. https://doi.org/10.12957/epp.2013.8421

Edição

Seção

Dossiê Metalinguagem