A construção da identidade profissional na adultez em emergência: narrativas de uma jovem sobre o ser estudante e trabalhadora

Autores

  • Ana Paula Carlucci Universidade de Brasília – UnB
  • Silviane Bonaccorsi Barbato Universidade de Brasília – UnB
  • Olgamir Francisco de Carvalho Universidade de Brasília – UnB

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2011.8395

Palavras-chave:

Adultez em emergência, Identidade profissional, Significados, Posicionamentos

Resumo

Os jovens dos países industrializados participam de contextos socioculturais em constante transformação e incertezas que demandam a construção de novas ações e significados referentes aos posicionamentos-eu. Para compreendermos as mudanças na adultez em emergência, analisamos um estudo de caso que compõe um projeto integrado de pesquisa, que objetivou entender a construção de significados e de posicionamentos sobre ser jovem, estudante e trabalhador no Distrito Federal. A estudante participou de cinco sessões de entrevistas: a) entrevista individual semi-estruturada; b) episódica seguida por entrevista com mediação de objetos; c) mediada por atividade escrita de complementação de frases; d) mediada por construção de linha do tempo; e) mediada por imagens. Aplicou-se a análise dialógica temática. Os resultados indicaram que a identidade profissional da participante foi construída na tensão entre os diferentes  posicionamentos e significados na relação escola-trabalho, nos quais os marcadores temporais presentes relacionados ao evento de impacto nas narrativas direcionaram o seu vetor de desenvolvimento para novas formas de pensar, sentir e agir próprias da adultez.

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Publicado

01-08-2011

Como Citar

Carlucci, A. P., Barbato, S. B., & Carvalho, O. F. de. (2011). A construção da identidade profissional na adultez em emergência: narrativas de uma jovem sobre o ser estudante e trabalhadora. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 11(2), 566–589. https://doi.org/10.12957/epp.2011.8395

Edição

Seção

Artigos da demanda espontânea