A influência da idade e da escolaridade sobre a experiência empática de adultos

Autores

  • Vanessa Dordron de Pinho UERJ
  • Conceição Santos Fernandes UERJ
  • Eliane Mary de Oliveira Falcone UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2011.8384

Palavras-chave:

Empatia, Idade, Grau de escolaridade

Resumo

Atualmente, os teóricos começam a compartilhar uma visão da experiência empática humana como um fenômeno multidimensional influenciado por diversos aspectos, dentre eles, a idade e a escolaridade. No presente estudo, investigou-se as relações entre a habilidade social empática e essas duas variáveis sociodemográficas, em 537 participantes adultos. A habilidade empática foi estudada em quatro dimensões, que correspondem aos quatro fatores que compõem o instrumento utilizado, o Inventário de Empatia (IE): Tomada de Perspectiva (TP), Flexibilidade Interpessoal (FI), Altruísmo (Al) e Sensibilidade Afetiva (SA). Os resultados indicaram correlações significativas do ponto de vista estatístico entre idade e dois aspectos da empatia: altruísmo e sensibilidade afetiva. Os grupos de escolaridade se diferenciaram quanto à flexibilidade interpessoal e ao altruísmo. Através deste artigo é possível hipotetizar que as variáveis estudadas estão relacionadas à empatia, corroborando estudos anteriores que apontam como variáveis cognitivas caminham juntas com o desenvolvimento e podem ser afetadas pelo aprimoramento educacional.

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Publicado

01-08-2011

Como Citar

Pinho, V. D. de, Fernandes, C. S., & Falcone, E. M. de O. (2011). A influência da idade e da escolaridade sobre a experiência empática de adultos. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 11(2), 456–471. https://doi.org/10.12957/epp.2011.8384