Explorando relações entre o comportamento social e o desempenho acadêmico em crianças

Autores

  • Fabio Biasotto Feitosa Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Zilda A. P. Del Prette Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR
  • Almir Del Prette Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR
  • Sonia Regina Loureiro Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2011.8383

Palavras-chave:

Habilidades sociais, Problemas de comportamento, Desempenho acadêmico

Resumo

A frequente correlação entre o comportamento social de crianças e o desempenho acadêmico tem sido amplamente reconhecida. Objetiva-se investigar as possíveis correlações entre habilidades sociais, problemas de comportamento e desempenho acadêmico de crianças. A amostra consistiu de 80 crianças de escolas públicas da região sudeste (60%) e norte (40%) do Brasil, com idade média de 8,15 anos e desvio padrão igual a 0,68, sendo 57,5% meninos e 42,5% meninas. As crianças foram avaliadas por meio do Teste de Desempenho Escolar e os pais e professoras dessas crianças responderam, de forma independente, ao Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais. As variáveis foram tratadas pelo teste de correlação de Spearman. Os resultados mostraram que as habilidades sociais têm maior probabilidade de promover o desempenho escolar de crianças do que os problemas de comportamento de prejudicá-lo, com implicações estratégicas para a intervenção e prevenção das dificuldades de aprendizagem.

Downloads

Publicado

01-08-2011

Como Citar

Feitosa, F. B., Prette, Z. A. P. D., Prette, A. D., & Loureiro, S. R. (2011). Explorando relações entre o comportamento social e o desempenho acadêmico em crianças. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 11(2), 442–455. https://doi.org/10.12957/epp.2011.8383