Resiliência e insucesso escolar: uma reflexão sobre as salas de apoio à aprendizagem

Autores

  • Francismara Neves de Oliveira Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Lino de Macedo Universidade Estadual de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2011.8347

Palavras-chave:

Educação, Dificuldades de aprendizagem, Resiliência, Significações, Fracasso escolar

Resumo

Relacionamos neste artigo resiliência e dificuldades de aprendizagem escolar e objetivamos analisar as significações de dificuldades de aprendizagem de 30 alunos, 8 professores e um membro do núcleo de educação além dos documentos normativos da sala de apoio à aprendizagem. Como pesquisa descritiva - estudo de casos múltiplos - realizamos observação, entrevista e análise documental. O período de coleta dos dados foi de 2 meses, 8 horas semanais, 4 horas em cada uma das duas escolas estaduais participantes do estudo, no município de Londrina-PR. Nossos resultados indicaram que as significações de alunos e professores sobre dificuldades de aprendizagem são correspondentes às dos documentos, nas quais persiste a culpabilização do aluno e de sua família pelo não aprender. A ausência de estratégias mais resilientes para o aprender tem relação com os procedimentos dos alunos em situações de aprendizagem, com o funcionamento das salas de apoio e proposições metodológicas não promotoras de resiliência neste contexto.

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Publicado

01-12-2011

Como Citar

Oliveira, F. N. de, & Macedo, L. de. (2011). Resiliência e insucesso escolar: uma reflexão sobre as salas de apoio à aprendizagem. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 11(3), 983–1004. https://doi.org/10.12957/epp.2011.8347