Padrões de concordância entre múltiplos informantes na avaliação dos problemas comportamentais de adolescentes: implicações clínicas

Autores

  • Marina Monzani da Rocha Universidade de São Paulo – USP
  • Rafaela Almeida Ferrari Universidade de São Paulo – USP
  • Edwiges Ferreira de Mattos Silvares Universidade de São Paulo – USP

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2011.8345

Palavras-chave:

Avaliação psicológica, Múltiplos informantes, Adolescente

Resumo

Uma avaliação abrangente inclui informações advindas de múltiplos informantes, inclusive do próprio adolescente, que oferece uma perspectiva única sobre o caso. Buscando verificar padrões de concordância entre pais e adolescentes na avaliação dos problemas dos últimos e discutir as implicações clínicas das divergências, as autoavaliações de 66 adolescentes encaminhados para atendimento psicológico, expressas na resposta ao YSR, foram comparadas às avaliações feitas pelos respectivos pais sobre os comportamentos dos filhos, expressas nas respostas ao CBCL. O relato dos pais apontou mais problemas emocionais/comportamentais em termos de escores e na quantidade de casos que atingiram a faixa clínica dos instrumentos. Discutem-se razões para a concordância entre informantes ser maior na Escala de Externalização e implicações que discrepâncias trazem para o clínico. Conclui-se que a avaliação feita por múltiplos informantes é importante, independentemente das divergências, pois conhecer os comportamentos em diferentes contextos é fundamental para elaborar diagnósticos completos e intervenções adequadas.

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Publicado

01-12-2011

Como Citar

Rocha, M. M. da, Ferrari, R. A., & Silvares, E. F. de M. (2011). Padrões de concordância entre múltiplos informantes na avaliação dos problemas comportamentais de adolescentes: implicações clínicas. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 11(3), 948–964. https://doi.org/10.12957/epp.2011.8345