Treinamento de Habilidades Sociais Educativas Parentais: Comparação de Procedimentos a partir do Tempo de Intervenção

Autores

  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Laura Moreira Borelli Universidade Estadual Paulista – UNESP

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2012.8303

Palavras-chave:

Habilidades sociais educativas parentais, Comparação de procedimentos, Intervenção com pais

Resumo

O presente estudo tem como objetivo a comparação de dois procedimentos de intervenção com pais que buscaram promover melhores interações sociais com seus filhos, por meio do treinamento e fortalecimento das habilidades sociais. Os procedimentos diferiram apenas em relação ao tempo em que foram administrados: 20 sessões aplicadas uma vez por semana a um grupo (G1), e duas vezes por semana a outro grupo (G2). Como instrumento, utilizou-se o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P). Notou-se que ambos os grupos obtiveram resultados positivos, no entanto, G1 destacou-se no aumento das habilidades sociais dos pais e das crianças e G2, na diminuição dos problemas de comportamento. Conclui-se que a intervenção de maior duração pode proporcionar a maior aquisição e consolidação de habilidades, e aponta-se para a necessidade da realização de trabalhos preventivos com a população, e de estudos comparativos para o aprimoramento de procedimentos de intervenção.

Downloads

Publicado

01-04-2012

Como Citar

Bolsoni-Silva, A. T., & Borelli, L. M. (2012). Treinamento de Habilidades Sociais Educativas Parentais: Comparação de Procedimentos a partir do Tempo de Intervenção. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 12(1), 36–58. https://doi.org/10.12957/epp.2012.8303