Transtorno de ansiedade social e habilidades sociais de falar em público: estudo experimental

Autores

  • Antonio Paulo Angélico Universidade Federal de São João Del-Rei –UFSJ
  • José Alexandre S. Crippa Universidade de São Paulo – USP
  • Sonia Regina Loureiro Universidade de São Paulo – USP

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2012.8302

Palavras-chave:

Transtorno de ansiedade social, falar em público, habilidades sociais, ansiedade, universitários

Resumo

O falar em público tem sido considerado um importante estressor psicossocial. Objetivou-se, comparar e caracterizar o repertório de habilidades sociais apresentado por universitários portadores de Transtorno de Ansiedade Social (TAS) e não portadores frente a uma situação experimental estruturada, o Teste de Simulação de Falar em Público (TSFP). Participaram 26 universitários, sendo 13 com diagnóstico de TAS (grupo caso de TAS) e 13 não portadores de transtornos psiquiátricos (grupo não-caso). Esses grupos não apresentaram diferenças significativas para a maioria dos marcadores comportamentais de ansiedade. Um número maior de sujeitos do grupo não-caso foi avaliado como apresentando um nível de habilidades sociais apropriadas para falar em público, em comparação ao grupo caso. Os grupos diferiram significativamente na maioria dos itens indicativos da habilidade de falar em público do Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette). Considera-se que a avaliação por meio do TSFP pode favorecer o planejamento de programas de treinamento em habilidades sociais.

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Publicado

01-04-2012

Como Citar

Angélico, A. P., Crippa, J. A. S., & Loureiro, S. R. (2012). Transtorno de ansiedade social e habilidades sociais de falar em público: estudo experimental. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 12(1), 10–35. https://doi.org/10.12957/epp.2012.8302