Cultura e desenvolvimento humano: saberes divulgados em um impresso brasileiro do século XIX

Autores

  • Raquel Martins de Assis UFMG
  • Juliana de Souza Martins UFMG

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2012.8287

Palavras-chave:

História da psicologia, Século XIX, Faculdades da alma, Cultura, Desenvolvimento humano

Resumo

Este artigo descreve resultados de pesquisa sobre as relações entre cultivo das faculdades da alma e educação na cultura impressa do século XIX, no Brasil, mais especificamente em Minas Gerais. Trata-se de um estudo em história da psicologia da educação com o objetivo de investigar as relações entre concepções sobre desenvolvimento humano, faculdades intelectuais e morais e discurso educativo presentes na cultura impressa. O texto apresenta a análise da Secção Scientífica ou Pedagogia, redigida por José Miguel de Siqueira e publicada no jornal O Baependyano (1877-1889). Na Secção, a pedagogia, vista como moderna, é definida como alargamento e expansão das forças da alma humana, evidenciando relações entre desenvolvimento humano e educação. O desenvolvimento, por sua vez, é dirigido por formas específicas de cultura. Para a conceituação de educação, bem como de cultura, Siqueira apropria-se de ideias francesas divulgadas na época, assim como de tradições já bem solidificadas na província, como os ideais católicos.

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Publicado

01-08-2012

Como Citar

Assis, R. M. de, & Martins, J. de S. (2012). Cultura e desenvolvimento humano: saberes divulgados em um impresso brasileiro do século XIX. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 12(2), 663–680. https://doi.org/10.12957/epp.2012.8287

Edição

Seção

Clio-Psyché