Questões contemporâneas no campo das políticas educacionais: Produção comunitária, Criminalização da vida e Práticas de liberdade

Autores

  • Alessandra Speranza Lacaz UFES
  • Marcel Romanio UFES
  • Suzana Maria Gotardo UFES
  • Ana Lúcia C. Heckert UFES

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2012.8278

Palavras-chave:

Resistência, Biopolítica, Educação, Comunidade, Criminalização da vida

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar políticas que se forjam na educação, tendo em vista os modos de vida contemporâneos operados pela biopolítica em seus tensionamentos entre poder e resistência. A partir de estudo bibliográfico e de indagações advindas de pesquisas que estamos atualmente desenvolvendo em escolas públicas, tomamos duas questões que nos têm inquietado: os modos-comunidade que são produzidos nesse momento histórico e as práticas que configuram o que designamos por criminalização da vida. Procuramos evidenciar as capturas que vêm sendo operadas na educação sob o signo comunidade mediante o uso desse constructo – ligado a uma ideia de participação coletiva – para a legitimação de práticas hegemônicas, ou em favor de políticas de segurança, como a presença cada vez mais frequente da polícia e do aparato/funcionamento judiciário nas escolas, em um contexto marcado pela difusão do medo. Entendemos, todavia, que tais capturas constituem-se em aprimoramentos dos modos capitalísticos de funcionamento, emergindo justamente porque a todo o tempo a vida se re-inventa e foge às modulações.

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Publicado

01-08-2012

Como Citar

Lacaz, A. S., Romanio, M., Gotardo, S. M., & Heckert, A. L. C. (2012). Questões contemporâneas no campo das políticas educacionais: Produção comunitária, Criminalização da vida e Práticas de liberdade. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 12(2), 479–500. https://doi.org/10.12957/epp.2012.8278