Vivências de prazer-sofrimento no contexto de trabalho dos professores

Autores

  • Lêda Gonçalves de Freitas Universidade Católica de Brasília
  • Emílio Peres Facas Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2013.7880

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre as vivências de prazer-sofrimento no trabalho, e sua relação com o contexto de trabalho de professores de uma escola pública, localizada no Paranoá, Distrito Federal. A pesquisa investigou o contexto de trabalho desses professores nas seguintes dimensões: Organização do Trabalho (OT), Condições de Trabalho (CT) e Relações Socioprofissionais (RSP). A Psicodinâmica do Trabalho foi a abordagem teórica utilizada para fundamentar o estudo. Entrevistas coletivas semiestruturadas e abertas foram realizadas com quatro grupos de professores e submetidas à análise de conteúdo, com base nos critérios de recorrência dos temas. Os resultados indicaram que os professores vivenciam prazer e sofrimento no trabalho, sendo o sofrimento mais presente. Os professores enfrentam, conscientemente, o sofrimento por meio de estratégias defensivas e de mobilização subjetiva que, por um lado, têm mobilizado e transformado aspectos do trabalho, mas, por outro, não têm conseguido mudar o contexto de trabalho.

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Publicado

03-10-2013

Como Citar

Freitas, L. G. de, & Facas, E. P. (2013). Vivências de prazer-sofrimento no contexto de trabalho dos professores. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 13(1), 7–26. https://doi.org/10.12957/epp.2013.7880