Relato de Experiência de Grupo Terapêutico com Universitários Concluintes em Tempos de Pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2022.70269

Palavras-chave:

psicologia histórico-cultural, núcleo de apoio pedagógico, grupo terapêutico

Resumo

Este artigo propõe traçar diálogos a partir do relato de experiência da formação de um grupo terapêutico chamado Travessia. A formação do grupo se deu na inserção de estagiárias de Psicologia no Núcleo de Apoio Pedagógico da Universidade Federal de Catalão e teve como participantes estudantes concluintes dos variados cursos da instituição. O Travessia foi organizado com o objetivo de promover um espaço de acolhimento, interação, reflexão e apoio pedagógico para estes estudantes. Orientados pela Psicologia Histórico-Cultural, foi possível considerar as dificuldades, expectativas e desencontros que são vivenciados durante a trajetória na universidade, além de contribuir para o processo formativo da autonomia enquanto discente de graduação. O ensino emergencial remoto, a insegurança quanto ao futuro, seja ele profissional ou acadêmico, a independência financeira e trabalho profissional, e as frustrações relacionadas ao curso escolhido foram algumas das afetações que emergiram durante os encontros semanais. Além disso, pode-se perceber que o formato remoto estabelecido para o grupo trouxe alguns desafios referentes à sua funcionalidade.

Downloads

Publicado

30-09-2022

Como Citar

Siqueira, G. de C., Pires, A. P. D., & Silva, J. C. (2022). Relato de Experiência de Grupo Terapêutico com Universitários Concluintes em Tempos de Pandemia da COVID-19. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 22(3), 1143–1162. https://doi.org/10.12957/epp.2022.70269

Edição

Seção

Psicologia Social