Bem-Estar Subjetivo de Estudantes: Variáveis Escolares Associadas e Medidas de Avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2022.68648

Palavras-chave:

características do estudante, vivências emocionais, estudantes, psicologia positiva

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar quais as variáveis escolares associadas ao bem-estar subjetivo de estudantes, bem como identificar as medidas de avaliação utilizadas, por meio de uma revisão integrativa da literatura. Foram utilizados os seguintes descritores: "bem-estar subjetivo", "escola" e "estudante", e os termos correspondentes nos idiomas inglês e espanhol. As bases de dados consultadas foram: ERIC, IndexPsi, Lilacs, PePsic, PsycInfo, PubMed e SciELO. Após a leitura completa, o conjunto final de publicações com base nos critérios de elegibilidade foi composto por 26 artigos, publicados entre os anos de 1998 e 2019. A maioria dos estudos foi realizada nos Estados Unidos e na China. Os instrumentos mais utilizados foram Student's Life Satisfaction Scale e Positive and Negative Affect Scale for Children. Evidenciou-se a escassez de medidas contextualizadas para o contexto escolar. As variáveis mais associadas ao bem-estar subjetivo de alunos relacionam-se à socialização, à adaptabilidade de comportamento e à competência acadêmica. Os resultados fornecem subsídios para a formulação de intervenções com foco na promoção do bem-estar de estudantes e destacam a importância de medidas contextualizadas na escola.

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Publicado

30-06-2022

Como Citar

Dias-Viana, J. L., & Noronha, A. P. P. (2022). Bem-Estar Subjetivo de Estudantes: Variáveis Escolares Associadas e Medidas de Avaliação. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 22(2), 729–751. https://doi.org/10.12957/epp.2022.68648

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento