Escola, Família e Relações Intergrupais: Representações e Identidade Social de Pessoas com Deficiência Visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2022.68632

Palavras-chave:

representação social, identidade social, deficiente visual

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender a relação entre as representações sociais da deficiência visual e a identidade social para pessoas cegas e com baixa visão. Foram entrevistadas 40 pessoas, 20 autodeclaradas cegas e 20 autodeclaradas com baixa visão. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada. A transcrição das respostas compôs um corpus de análise, submetido a uma classificação hierárquica descendente pelo software IRaMuTeQ 0.2. Como resultados, observou-se a ancoragem da representação da deficiência visual nas representações de acessibilidade - sobretudo na escola -, dependência - principalmente na família - e limitação; a objetivação da pessoa cega expressa na bengala; e a identidade social das pessoas cegas relativamente coesa, enquanto das com baixa visão bastante fragmentada, além de ambas negarem seus grupos de pertença para se inserir no grupo de pessoas sem deficiência. Concluiu-se pela emergência de pesquisas e intervenções que enfoquem o trabalho com familiares e professores enquanto agentes de formação da identidade social para pessoas com deficiência visual.

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Publicado

30-06-2022

Como Citar

Oliveira, D. C. de, & Castro, A. (2022). Escola, Família e Relações Intergrupais: Representações e Identidade Social de Pessoas com Deficiência Visual. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 22(2), 485–504. https://doi.org/10.12957/epp.2022.68632

Edição

Seção

Psicologia Social