Alfabetização e Letramento: Uma Discussão sobre Gêneros Textuais Digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2021.64044

Palavras-chave:

alfabetização, letramento, linguagem escrita, gêneros textuais digitais

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir contribuições do uso de gêneros textuais digitais no processo de alfabetização e letramento. Em situações vivenciadas em sala de aula é notável que as novas tecnologias trazem grande motivação aos alunos. Tal observação assinala a possibilidade de empregar ferramentas tecnológicas como recursos didáticos que potencializem os processos de alfabetização e de letramento. Diante disso, questionamos: os gêneros textuais digitais podem fomentar a aprendizagem da linguagem escrita no início do processo de escolarização? Para responder a essa questão, buscamos embasamento na Teoria Histórico-Cultural e em princípios da teoria bakhtiniana. Inicialmente, analisamos o papel do professor diante do processo de ensino e aprendizagem da linguagem escrita. Na sequência, discorremos a respeito dos processos de alfabetização e letramento. Posteriormente, apresentamos algumas reflexões a respeito da possibilidade de gêneros discursivos digitais promoverem tais processos. Esperamos que tais reflexões auxiliem o leitor a pensar a organização do ensino da linguagem escrita, buscando assegurar a todos os alunos a apropriação desse conhecimento, condição para o pleno desenvolvimento.

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

Moya, P. T., Arrais, L. F. L., & Lucas, M. A. O. F. (2021). Alfabetização e Letramento: Uma Discussão sobre Gêneros Textuais Digitais. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 21(4), 1751–1768. https://doi.org/10.12957/epp.2021.64044

Edição

Seção

Dossiê Linguagem, Leitura e Escrita e as Bases Científicas da Alfabetização