O Impacto do Programa "Ainda Estou a Aprender" na Fluência Leitora dos Alunos com Dificuldades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2021.64040

Palavras-chave:

dificuldades na aprendizagem da leitura, fluência leitora, intervenção, programa Ainda Estou a Aprender, 2º ano de escolaridade

Resumo

As estratégias de intervenção no âmbito das dificuldades na aprendizagem da leitura constituem o foco deste trabalho. No panorama nacional, a escassez desses recursos educativos, associada ao fraco investimento na sua validação empírica, orientaram o nosso interesse para a análise desta temática. O recente programa Ainda Estou a Aprender (AEA) é uma ferramenta que tem como objetivo avaliar e intervir na aprendizagem da leitura, mas não se conhecem estudos que atestem a sua eficácia. Neste contexto, desenvolvemos um estudo com 44 alunos do 2º ano de escolaridade com dificuldades na aprendizagem da leitura, que distribuímos aleatoriamente por dois grupos, experimental e controle, no sentido de medir o impacto do programa AEA na fluência leitora. Ao grupo experimental foi aplicado o AEA, individualmente ou em pequeno grupo, em 18 sessões de 30 minutos durante seis semanas. O grupo de controle não seguiu o programa. O desempenho dos dois grupos foi monitorizado em três momentos (pré-teste, pós-teste e follow-up). Os resultados demonstram que os alunos do grupo experimental registaram um desempenho manifestamente superior na fluência (h2= .30), assumindo-se como uma prova da eficácia da intervenção.

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

Freire, C. M. B., Festas, M. I. F., & Pereira, M. A. M. (2021). O Impacto do Programa "Ainda Estou a Aprender" na Fluência Leitora dos Alunos com Dificuldades. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 21(4), 1665–1682. https://doi.org/10.12957/epp.2021.64040

Edição

Seção

Dossiê Linguagem, Leitura e Escrita e as Bases Científicas da Alfabetização