O Impacto do Programa "Ainda Estou a Aprender" na Fluência Leitora dos Alunos com Dificuldades
Resumo
As estratégias de intervenção no âmbito das dificuldades na aprendizagem da leitura constituem o foco deste trabalho. No panorama nacional, a escassez desses recursos educativos, associada ao fraco investimento na sua validação empírica, orientaram o nosso interesse para a análise desta temática. O recente programa Ainda Estou a Aprender (AEA) é uma ferramenta que tem como objetivo avaliar e intervir na aprendizagem da leitura, mas não se conhecem estudos que atestem a sua eficácia. Neste contexto, desenvolvemos um estudo com 44 alunos do 2º ano de escolaridade com dificuldades na aprendizagem da leitura, que distribuímos aleatoriamente por dois grupos, experimental e controle, no sentido de medir o impacto do programa AEA na fluência leitora. Ao grupo experimental foi aplicado o AEA, individualmente ou em pequeno grupo, em 18 sessões de 30 minutos durante seis semanas. O grupo de controle não seguiu o programa. O desempenho dos dois grupos foi monitorizado em três momentos (pré-teste, pós-teste e follow-up). Os resultados demonstram que os alunos do grupo experimental registaram um desempenho manifestamente superior na fluência (h2= .30), assumindo-se como uma prova da eficácia da intervenção.
Palavras-chave
dificuldades na aprendizagem da leitura; fluência leitora; intervenção; programa Ainda Estou a Aprender; 2º ano de escolaridade
DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64040
A revista Estudos e Pesquisas em Psicologia esta licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 3.0 Não Adaptada.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Instituto de Psicologia
© Estudos e Pesquisas em Psicologia
Rua São Francisco Xavier, 524, bloco F, sala 10.005, 10° andar, CEP 20550-013, Rio de Janeiro-RJ, Brasil
Telefone: (21) 2334-0651
E-mail: revispsi@gmail.com