Conhecimento de Letras em Pré-escolares: Efeitos do Uso de Alfabeto Mnemônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2021.64036

Palavras-chave:

conhecimento de letras, pré-escolares, escrita

Resumo

O conhecimento do alfabeto é um importante preditor do sucesso na alfabetização. Este estudo avaliou a eficácia do uso de um alfabeto mnemônico na aprendizagem de letras por pré-escolares. Participaram da pesquisa 25 crianças (idade média de 5 anos e 11 meses), conhecedoras, no Pré-teste, de menos de 50% do alfabeto. Os participantes foram divididos em dois grupos: um deles participou de intervenção com alfabeto mnemônico (GAM) e outro com alfabeto convencional (GAC). Durante 10 sessões de 30 minutos, às crianças foram ensinadas seis letras desconhecidas por elas. No Pós-teste, foram novamente avaliadas quanto ao conhecimento do alfabeto e, também, quanto à escrita das letras ensinadas e de palavras começadas por estas. Ambos os grupos obtiveram progressos significativos no reconhecimento das letras ensinadas, porém apenas o GAM avançou significativamente na aprendizagem do alfabeto em geral, obtendo melhores resultados também na escrita das letras ensinadas e das palavras ditadas.

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

Durães, L. P., & Barrera, S. D. (2021). Conhecimento de Letras em Pré-escolares: Efeitos do Uso de Alfabeto Mnemônico. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 21(4), 1586–1603. https://doi.org/10.12957/epp.2021.64036

Edição

Seção

Dossiê Linguagem, Leitura e Escrita e as Bases Científicas da Alfabetização