Recursos de Carreira em Universitários: Evidências Psicométricas do CRQ-S e Correlatos Psicossociais
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2021.64028Palavras-chave:
desenvolvimento profissional, psicometria, estudantes de graduaçãoResumo
Os recursos de carreira são características individuais para enfrentamento de demandas de desenvolvimento profissional. O objetivo deste estudo foi adaptar o Questionário de Recursos de Carreira para Estudantes (CRQ-S) para o contexto brasileiro, bem como levantar evidências iniciais da sua validade (estrutura interna e convergente), além da análise da invariância configural, métrica e escalar por sexo. Participaram 463 graduandos, dos quais 237 (51,2%) declararam-se do sexo feminino. A média de idade dos participantes foi de 23,5 anos (DP = 6,20 anos). A versão adaptada do CRQ-S dividiu 12 recursos de carreira em quatro dimensões e apresentou indicadores de validade e confiabilidade favoráveis ao seu uso (Recursos de capital humano, ω = 0,82; Recursos contextuais de carreira, ω = 0,79; Recursos motivacionais, ω = 0,88; e Comportamentos de gestão da carreira, ω = 0,89). Dimensões do questionário foram convergentes com adaptabilidade de carreira e capital psicológico. Discutem-se implicações para a teoria e a prática de orientação profissional e desenvolvimento de carreira.Publicado
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