Mentalização em Professoras de Berçário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2021.62706

Palavras-chave:

mentalização, professores de pré-escola, creche

Resumo

Mentalização é a habilidade de interpretar os próprios comportamentos e os de outros em termos de estados mentais. No presente estudo exploratório, objetivou-se avaliar a capacidade de mentalização de professoras de berçário que atuam com bebês entre quatro e dezoito meses de idade, em escolas de Educação Infantil. Participaram do estudo quatro professoras que atuam em Porto Alegre e região Metropolitana, três delas na rede pública e uma na rede privada. Utilizaram-se os instrumentos: Ficha de Dados Sociodemográficos e Profissionais e Entrevista de História de Vida e Relações Atuais – essa analisada através do Checklist for the clinical assessment of mentalizing. A classificação da capacidade de mentalização das participantes variou entre "boa" e "muito alta" nos quatro contextos avaliados pelo Checklist. Conclui-se que o resultado é positivo, pois uma boa capacidade de mentalização dos cuidadores está atrelada à oferta de cuidados de qualidade e à possibilidade de o professor pensar sobre como se relaciona com as crianças. Também contribui para o desenvolvimento da capacidade de mentalização delas. Indica-se a necessidade de novas pesquisas que validem instrumentos de avaliação da capacidade de mentalização no país, criem e testem intervenções que visem promovê-la, inclusive, em contextos diversos do escolar.

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Publicado

06-10-2021

Como Citar

Recktenvald, K., & Donelli, T. M. S. (2021). Mentalização em Professoras de Berçário. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 21(3), 990–1007. https://doi.org/10.12957/epp.2021.62706

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento