Atuação da Psicologia Escolar em Universidade: Diálogos com a Psicologia Comunitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2021.59385

Palavras-chave:

psicologia escolar, psicologia comunitária latino-americana, universidade, práxis

Resumo

Esse estudo teórico busca tecer um diálogo entre aspectos históricos e teórico-metodológicos da psicologia escolar e da psicologia comunitária latino-americana, que acreditamos contribuírem na construção de uma práxis transformadora da psicologia escolar na e com a comunidade universitária. Por meio de um resgate histórico das concepções e práticas da psicologia escolar e da psicologia comunitária latino-americana, tecemos críticas às práticas individualizantes e adaptacionistas da psicologia, refletimos sobre a ação profissional comprometida com a transformação das situações de opressão e de desigualdade social e ressaltamos a importante influência dos movimentos sociais e da educação popular de Paulo Freire na concepção de educação emancipadora. Também discutimos as metodologias inventivas e participativas do psicólogo ligado às práticas de aprofundamento da consciência dos sujeitos da comunidade em relação ao seu modo de vida, bem como a imbricada relação entre transformação social, encontro e afeto. Outras possibilidades de encontro que destacamos são o reconhecimento das potências humanas, a busca pela constituição de uma sociabilidade contra-hegemônica e a participação de todos nesse modus de ser e fazer psicologia escolar atrelando teoria, prática e transformação social.

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Publicado

26-04-2021

Como Citar

Libâneo, L. C., & Pulino, L. H. C. Z. (2021). Atuação da Psicologia Escolar em Universidade: Diálogos com a Psicologia Comunitária. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 21(1), 260–276. https://doi.org/10.12957/epp.2021.59385

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento