Psicologia na Escola: Construção de um horizonte libertador para o desenvolvimento de crianças e jovens

Autores

  • Raquel Souza Lobo Guzzo Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas
  • Flávia de Mendonça Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2019.43021

Palavras-chave:

psicologia escolar, psicologia da libertação, psicologia crítica

Resumo

Esse artigo pretende apresentar um breve ensaio sobre a relação entre Psicologia e Educação, a partir de Martín-Baró e Paulo Freire, no Brasil, como uma referência de rompimento com o modelo tradicional predominante para a área, ao mesmo tempo que pretende discutir a importância da formação crítica em Psicologia, em especial no campo educativo e as demandas e desafios a serem enfrentados no plano técnico e político na inserção de psicólogos na rede educacional pública.

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Publicado

04-06-2019

Como Citar

Guzzo, R. S. L., & Ribeiro, F. de M. (2019). Psicologia na Escola: Construção de um horizonte libertador para o desenvolvimento de crianças e jovens. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 19(1), 298–312. https://doi.org/10.12957/epp.2019.43021

Edição

Seção

Clio-Psyché