Lecturas de Piaget en América Latina: Emilia Ferreiro, la lectoescritura y el fracaso escolar

Autores

  • Patricia Scherman Universidad Nacional de Córdoba - UNC
  • Laura Vissani Universidad Nacional de Córdoba - UNC
  • Nilda Fantini Universidad Nacional de Córdoba - UNC

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2018.42236

Palavras-chave:

Piaget, alfabetização, Ferreiro, ditadura, Argentina

Resumo

O texto apresenta as transformações na leitura e utilização da teoria de Piaget na Argentina na década de 1970, e como foram estes trabalhos levantaram importantes questões sociais da época . Primeiro, introduz-se o trabalho de Ferreiro, sua formação educacional e as pesquisas que levaram à publicação do livro Psicogênese da língua escrita (Ferreiro & Teberosky, 1979). Em seguida, apresentam-se as inovações que esse texto produziu na época: uma nova leitura da teoria de Piaget na mídia acadêmica da Argentina; a utilização da psicologia genética em um novo campo; a realização de uma pesquisa empírica a partir do método piagetiano; a localização do problema do acesso à alfabetização e sua relação com o fracasso escolar, envolvendo aspectos até então invisíveis, como a pobreza e a desigualdade social na América Latina. Finalmente, expomos os avatares da recepção do texto na Argentina, aí aparecendo as marcas da ditadura militar, como o exílio, a censura e a clandestinidade; o encontro com o texto de Ferreiro mostra o rosto da perseguição exercida sobre os intelectuais e as formas clandestinas de circulação de conhecimento que uma geração profissional teve que enfrentar.

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Publicado

29-04-2019

Como Citar

Scherman, P., Vissani, L., & Fantini, N. (2019). Lecturas de Piaget en América Latina: Emilia Ferreiro, la lectoescritura y el fracaso escolar. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 18(4), 1279–1298. https://doi.org/10.12957/epp.2018.42236