Contribuições da Psicologia à educação: a crítica social de Dante Moreira Leite

Autores

  • Maria Amélia Güllnitz Zampronha Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Odair Sass Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2018.42235

Palavras-chave:

Dante Moreira Leite, psicologia, educação, ideologia, preconceito

Resumo

Discute-se, aqui, as contribuições da Psicologia, elaborada por Dante Moreira Leite, importante intelectual e psicólogo brasileiro, para a educação. O objetivo é analisar a crítica social realizada pelo pesquisador, quanto aos seus potenciais e limites, relacionando-a com as principais conclusões da teoria crítica da sociedade, conforme os autores da primeira geração. Constata-se que Dante debate problemas fundamentais da educação nacional, com destaque para seus estudos acerca dos conceitos de ideologia e preconceito, evidenciando que as manifestações de tais conceitos são psicológicas, mas as origens são sociais. Dante elaborou, então, proposições com o intuito de motivar o aluno, mantendo-o na escola e promovendo o seu aprendizado, de melhor preparar o professor, bem como para propugnar medidas pedagógicas, até hoje em discussão. No entanto, nota-se que suas proposições se voltam mais para a adaptação à ordem social vigente do que à crítica dessa ordem.

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Publicado

29-04-2019

Como Citar

Zampronha, M. A. G., & Sass, O. (2019). Contribuições da Psicologia à educação: a crítica social de Dante Moreira Leite. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 18(4), 1257–1278. https://doi.org/10.12957/epp.2018.42235