Relações entre a parentalidade e a personalidade de pais e mães: uma revisão integrativa da literatura

Autores

  • Maria Luiza Iusten da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mauro Luís Vieira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2018.38125

Palavras-chave:

parentalidade, personalidade, Big Five, desenvolvimento

Resumo

As atividades exercidas pelas figuras parentais, que visam a sobrevivência e o desenvolvimento dos filhos, sofrem interferência de diferentes determinantes, entre eles a personalidade parental. Investigar essa relação pode contribuir com informações sobre as características individuais mais propensas a fornecer os cuidados e aquelas associadas a fatores de risco. O objetivo desse artigo foi revisar os resultados de estudos sobre personalidade parental e parentalidade. A busca foi realizada nas bases de dados Capes Periódicos, PubMed e BVS-Psi com os descritores "parenting" e "parental personality. Foram encontrados 137 estudos e 18 satisfizeram os critérios de inclusão. Encontrou-se apenas estudos internacionais e verificou-se que há uma tendência de os estudos utilizarem o termo "parental personality" sem diferenciar nos resultados os aspectos relacionados ao pai e à mãe. O modelo teórico predominante foi o Cinco grandes fatores da personalidade. As dimensões da personalidade extroversão e amabilidade se relacionaram à uma parentalidade calorosa e responsiva; o neuroticismo à rigidez ou permissividade; a abertura à experiência à flexibilidade; e a conscienciosidade à imposição de limites na educação. Concluiu-se que as características de personalidade de pais e mães podem ressoar em diferentes comportamentos em relação à parentalidade. Recomenda-se para pesquisas futuras a investigação de aspectos relacionados apenas ao pai e à mãe, que diferenciem o tipo de interação pais-filhos em relação ao gênero da criança.

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

Silva, M. L. I. da, & Vieira, M. L. (2018). Relações entre a parentalidade e a personalidade de pais e mães: uma revisão integrativa da literatura. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 18(1), 361–383. https://doi.org/10.12957/epp.2018.38125

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento