Infração juvenil feminina e socioeducação: um enfoque cultural e de gênero

Autores

  • Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira Universidade de Brasília - UnB
  • Daniela Lemos Pantoja Costa Universidade de Brasília - UnB
  • Carolina Knihs de Camargo Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2018.38110

Palavras-chave:

adolescência, gênero, socioeducação, pesquisa-intervenção

Resumo

O presente artigo analisa resultados de uma pesquisa-intervenção, em que se investigou como as adolescentes em medida socioeducativa estrita de liberdade vivenciam os efeitos dos valores de gênero predominantes no sistema de justiça juvenil. Realizou-se uma Oficina de Gênero, com 10 encontros e 11 participantes do sexo feminino. Os posicionamentos que emergiram em diálogos, durante os encontros, foram analisados, chegando-se a quatro categorias: (a) (des)igualdade de direitos entre os gêneros; (b) estereótipos sobre o comportamento infracional feminino; (c) invisibilização da mulher;  (d) impactos da lógica social repressiva sobre as adolescentes. Discute-se que: as adolescentes infratoras são objeto de um duplo estigma – como adolescentes em conflito com a lei e como pessoas do sexo feminino; os princípios garantistas e protetivos da lei não impedem que ocorra preconceito e discriminação de gênero, tornando as necessidades e perspectivas das adolescentes invisíveis ao sistema socioeducativo, onde persiste uma orientação para objetivos repressiva e sexista, que se converte em barreira para a igualdade de oportunidades de desenvolvimento humano, entre meninos e meninas.

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

Oliveira, M. C. S. L. de, Costa, D. L. P., & Camargo, C. K. de. (2018). Infração juvenil feminina e socioeducação: um enfoque cultural e de gênero. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 18(1), 72–92. https://doi.org/10.12957/epp.2018.38110

Edição

Seção

Psicologia Social