O desafio das competências no serviço público: contribuições teóricas

Autores

  • Claudete Francisco de Sousa Universidade Federal Fluminense – UFF
  • Hélder Pordeus Muniz Universidade Federal Fluminense – UFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2017.34773

Palavras-chave:

competências, trabalho, atividade, serviço público

Resumo

Este artigo propõe uma discussão teórica sobre competências no serviço público a partir da perspectiva ergológica e segundo a contribuição sociológica de Zarifian. A ergologia enfatiza a importância de se criticar a simplificação das mensurações das competências sugerindo uma abordagem do agir em competência com base em ingredientes. Zarifian apresenta o conceito de relação de serviço entendido como uma transformação nas condições de atividade do usuário mediante suas necessidades. Ambas as abordagens envolvem a necessidade de uma gestão de competências centrada no ponto de vista da atividade e fazem a crítica de um gerenciamento que exclua os trabalhadores das decisões sobre o seu trabalho.

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Publicado

09-07-2018

Como Citar

Sousa, C. F. de, & Muniz, H. P. (2018). O desafio das competências no serviço público: contribuições teóricas. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 17(1), 205–224. https://doi.org/10.12957/epp.2017.34773

Edição

Seção

Psicologia Social