Permanência e movimento na cidade: interseções entre espaço, lugar e afetividade

Autores

  • Camila Klein Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ariane Kuhnen Universidade Federal de Santa Catarina
  • Nikolas Olekszechen Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2017.34769

Palavras-chave:

psicologia ambiental, afetividade, lugar, praça, mobilidade

Resumo

O presente trabalho propõe o diálogo entre dois estudos empíricos, e problematiza os conceitos de lugar e de afetividade, a fim de compreender as relações pessoa-cidade, no âmbito da Psicologia Ambiental. O primeiro estudo investigou o modo como ciclistas são afetados pelo ambiente urbano e como dele se apropriam durante seus deslocamentos diários e o segundo procurou compreender a relação que os habitantes de uma cidade têm com a praça central. Ambos os estudos ancoraram-se no conceito de afetividade na cidade como categoria de análise, entendendo-a como o motor da ação-transformação das pessoas na relação com o entorno sócio físico. Embora tenham sido realizadas em contextos distintos, as pesquisas utilizaram a entrevista semi-estruturada como técnica de produção dos dados. As falas dos participantes foram transcritas na íntegra e submetidas a análise de conteúdo. Neste trabalho foram selecionados os fragmentos de narrativas que pudessem alicerçar a discussão acerca de afetividade na cidade e a constituição de lugares. Ao estabelecer a interlocução entre ambas as investigações pode-se considerar, à guisa de conclusão, que, se o lugar é estabelecido pelas e nas biografias que se constroem no espaço vivido, não implica necessariamente em pausa ou enraizamento, mas se refere antes aos modos como as pessoas se afetam e conectam-se ao entorno.

Downloads

Publicado

09-07-2018

Como Citar

Klein, C., Kuhnen, A., & Olekszechen, N. (2018). Permanência e movimento na cidade: interseções entre espaço, lugar e afetividade. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 17(1), 141–160. https://doi.org/10.12957/epp.2017.34769

Edição

Seção

Psicologia Social