Silêncio e segredo: sobre o desenvolvimento da capacidade de pensar

Autores

  • Sergio Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2016.33456

Palavras-chave:

silêncio, segredo, pensar, Winnicott

Resumo

Os psicanalistas sempre se depararam com o não verbalizável, o não dito, o não comunicável, ao tratar dos diversos males da alma daqueles que chegavam ao seu consultório. Quando o silêncio se faz presente em uma sessão de análise, ele manifesta uma pluralidade de sentidos com os quais todo o analista deve manejar no tratamento clínico. Assim, o presente trabalho objetiva analisar as interfaces entre silêncio e segredo na psicanálise, considerando-os como um desenvolvimento da capacidade do pensamento. Investiga-se os conceitos de rêverie, segredo e a capacidade de pensar a partir das teorias dos analistas da Escola Inglesa de Psicanálise. O autor defende a comunicação silenciosa, por um lado, e o direito ao segredo, por outro, como uma condição necessária a ser sustentada pelo analista na constituição psíquica do "eu", a partir de uma análise não invasiva, para que o paciente desenvolva a capacidade de pensar, sonhar e, posteriormente, se comunicar.

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Publicado

21-05-2018

Como Citar

Gomes, S. (2018). Silêncio e segredo: sobre o desenvolvimento da capacidade de pensar. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 16(4), 1310–1333. https://doi.org/10.12957/epp.2016.33456