Expressões da violência na escola: relações paradoxais presentes nas publicações científicas brasileiras

Autores

  • Karin Cristina de Souza Moraes Magalhães Universidade Federal de Goiás – UFG
  • Sheila Daniela Medeiros dos Santos Universidade Federal de Goiás – UFG

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2016.24837

Palavras-chave:

psicologia histórico-cultural, violência, escola

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar o modo como as expressões da violência, no contexto escolar, são problematizadas pelas principais publicações acadêmico-científicas nacionais na atualidade. Para efetivar esse estudo de cunho marcadamente teórico realizou-se um levantamento bibliográfico das principais produções teóricas no período de 2000-2013: livros que constam na base de dados da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, e artigos científicos publicados em periódicos nas áreas da Educação e da Psicologia. Os estudos realizados, fundamentados na Psicologia Histórico-Cultural (Vigotski, 1997, 2004), apontaram para o fato de que as expressões da violência na escola referem-se a elementos mediadores concretos da cultura instituídos pela atividade consciente do homem. Conclui-se que um caminho plausível para minimizar a violência na educação escolar aponta para a ênfase em práticas participativas na relação entre a escola e a comunidade, a concretização da cidadania e o reconhecimento da dignidade humana.

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Publicado

21-07-2016

Como Citar

Magalhães, K. C. de S. M., & Santos, S. D. M. dos. (2016). Expressões da violência na escola: relações paradoxais presentes nas publicações científicas brasileiras. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 16(1), 161–179. https://doi.org/10.12957/epp.2016.24837

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento